2020-05-20
A importância da iluminação local na estimulação do fotoluminescente
A sinalização tem como objetivo transmitir com eficácia a mensagem para a qual foi concebida. E sendo de segurança deverá ser fotoluminescente, garantindo, assim o total entendimento por parte do observador, mesmo em situações de ausência de luz.
2020-05-20
A importância da iluminação local na estimulação do fotoluminescente
A sinalização tem como objetivo transmitir com eficácia a mensagem para a qual foi concebida. E sendo de segurança deverá ser fotoluminescente, garantindo, assim o total entendimento por parte do observador, mesmo em situações de ausência de luz.


O princípio Fotoluminescente

A fotoluminescência é a emissão de luz (fótons) por parte de um material, após ter sido submetido a uma excitação luminosa.

A excitação dos sinais fotoluminescentes é um pré-requisito para a emissão da luminescência, ou seja, para que os sinais cumpram a sua missão.

Por outro lado, a intensidade luminosa emitida por um sinal, depende da quantidade de energia que ele conseguiu armazenar, ou seja, depende do tempo de exposição à luz ambiente e do tipo de luz utilizada na sua estimulação.


A importância da iluminação local na estimulação do fotoluminescente

O tipo de iluminação ambiente existente nos locais de instalação de sinalização e a "intensidade" da iluminação são aspectos que influenciam diretamente a performance da sinalização fotoluminescente instalada.

Existem dois tipos de Sinalização de Segurança Fotoluminescente, distintos e complementares, em função dos diferentes locais de fixação:

Everlux - Sinalização de Segurança Fotoluminescente de alta intensidade luminosa, para instalação ao nível superior (próximo do teto).

Everlux LLL - Sinalização de Segurança Fotoluminescente para instalação ao nível do solo (Low Location Lighting System).

Os produtos de Sinalização Fotoluminescente que devem ser instalados ao nível do solo, denominados Everlux LLL (Low Location Lighting), possuem a particularidade de conseguirem ser excitados com níveis muito baixos de iluminância (25 lux) e em um curto espaço de tempo.

Esta sinalização está adaptada às situações reais das aplicações em locais onde a iluminação e o tipo de lâmpadas não são suficientemente intensas para estimular os produtos tradicionais.

A tabela seguinte indica o nível de resposta dos sinais fotoluminescentes aos diferentes tipos de iluminação.

Legenda eficácia: Elevada , Média , Baixa 
Ensaios realizados com uma estimulação de 25 lux durante 15 minutos

As lâmpadas que melhor estimulam os sinais fotoluminescentes são as de tonalidade da luz fria, ou seja, as lâmpadas cuja coloração mais se aproxima com a luz produzida pelo sol.

Concluímos que os materiais fotoluminescentes devem ser selecionados em função do tipo de iluminação existente no local onde se pretende fazer a instalação se sinalização. Por exemplo, as lâmpadas de vapor de sódio, que são normalmente utilizadas em túneis, não são adequadas para a estimulação de sinais Everlux, mas são adequadas para o Everlux LLL. (instalados ao nível do solo).

Verifica-se que o melhor conhecimento do tipo de iluminação de cada local possibilita a escolha adequada do tipo de sinalização, garantindo-se sempre a total funcionalidade da Sinalização de Segurança Fotoluminescente, nas mais diversas situações.
2020-05-11
SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA “RISCO COVID-19”
A Everlux desenvolveu a sinalização dos procedimentos de segurança para os riscos da Covid-19, especificamente:
2020-05-11
SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA “RISCO COVID-19”
A Everlux desenvolveu a sinalização dos procedimentos de segurança para os riscos da Covid-19, especificamente:

 


  Procedimentos de segurança

  Procedimentos de higiene,
etiqueta respiratória e
proteção individual





  Sinalização específica de
emergência, perigo,
obrigação e proibição

  Sinalização de aplicação
no pavimento para delimitação
de espaços e distanciamentos



Para consultar todas as soluções de sinalização disponíveis clique AQUI.



2020-04-19
Certificação de produto e subjetividade inerente aos certificados
Sinalização de segurança fotoluminescente: certificação de produto e subjetividade inerente aos certificados

Atualmente verifica-se que há um grande comprometimento das empresas com o desenvolvimento de soluções de segurança funcionais, adequadas e com qualidade. Também os produtos de segurança fotoluminescentes são parte essencial desta nova realidade de qualidade e segurança (ocupacional e ambiental).

Se em termos de produção existe o "dever” de implementar processos sustentáveis, que respeitem os princípios de saúde e segurança, através da utilização de produtos amigos do meio ambiente em termos de qualidade, existe o "dever” de que os produtos cumpram os requisitos normativos e legais aplicáveis (tais como a fotoluminescência e a característica auto-extinguível). Estamos perante a dualidade de "dever” e o "compromisso/garantia”. 

A "qualidade” depende da avaliação individual e subjetiva e é por isso que a certificação de produtos vem se impondo cada vez mais no mercado.

Eis algumas razões que justificam a importância e o valor da certificação de produto:

•    É a única garantia de que os produtos cumprem com os requisitos normativos e legais aplicáveis;
•    Demonstra o compromisso assumido com a qualidade, segurança, meio ambiente e sociedade em geral;
•    Destacam-se de forma independente e rigorosa, outros requisitos do produto, além dos legais, importantes do ponto de vista da segurança do usuário, e que como tal devem ser assegurados;
•    Evidencia no caso da sinalização de segurança fotoluminescente, o desenvolvimento contínuo de soluções que potencializam melhores condições de segurança em geral e, em particular, em evacuações seguras e rápidas, isentas de pânico, que conduzam às saídas corretas.

Certificação de produto vs relatório de teste ou certificado de ensaio:

•    O que é um relatório de teste? O que é um certificado de ensaio?
•    Um relatório de teste garante conformidade?
•    Certificado de ensaio e certificado de produto ou certificação são a mesma coisa?

Um relatório de teste, também comumente chamado de certificado de ensaio, é um documento único e individual que reúne os registros do teste realizado a uma determinada amostra de produto, bem como a análise e interpretação desses registros. Um teste dá origem a um relatório.



Aplicando esta situação à área da sinalização, qualquer entidade, empresa ou indivíduo pode solicitar a execução de um teste a qualquer sinal de segurança, seja ele de produção própria ou adquirido no mercado. O laboratório para onde é enviado o sinal efetua os testes tendo como referência um procedimento de ensaio definido, que pode ter por base uma norma nacional ou internacional ou simplesmente ser um procedimento não normatizado, definido pelo requerente e pelo laboratório. Em qualquer um dos casos é emitido um relatório de teste.

Mas quem garante ao consumidor que um sinal comprado possui as mesmas características do sinal testado?  
Como se garante a qualidade?

A resposta é: Não se garante!

Caso não exista um processo de fabricação certificado, não há garantia de que a sinalização produzida e vendida possui as mesmas características que o sinal testado.

Assim, um relatório de teste ou um certificado de ensaio não é mais do que o resultado de uma simples medição de um sinal, que por si só não garante a efetiva qualidade dos demais sinais que não se submeteram ao teste. Um relatório de teste de um produto não é um certificado de produto.

Esta questão se comprova muito facilmente. Simplesmente basta recolher sinais já instalados no mercado, enviar para o mesmo laboratório que emitiu esse relatório de ensaio. Ao testar esses sinais, constata-se que os valores são muito inferiores aos que apresentaram no relatório de ensaio inicial.

Um relatório de teste ou um certificado de ensaio é habitualmente indício de fraude e qualidade enganadora!





Ao adquirir produtos na área de segurança, deve-se exigir ao fornecedor um certificado de produto.

O certificado de produto é a evidência clara da conformidade de um processo de certificação de produto e garante que o sistema de produção está de acordo com procedimentos devidamente definidos e para os quais existe um histórico de registros de qualidade e controle de produção.

O certificado é emitido por uma entidade certificadora, não por um laboratório de ensaios, sendo a responsabilidade dessa entidade certificadora a escolha e o recolhimento aleatório de produtos que serão ensaiados. Um certificado não se obtém de uma amostra e de um relatório de testes, mas sim de evidências claras de que todo o processo de fabricação funciona de forma controlada e que o produto fabricado hoje é igual ao produzido ontem e o mesmo que será produzido amanhã.


Como analisar um certificado?

Um certificado de produto deve ser claro e evidenciar, no mínimo, a seguinte informação:
•    Número de certificado/referência;
•    Âmbito da certificação (extensão e limites do certificado; normalmente inclui uma descrição dos locais de produção, das unidades organizacionais, bem como as áreas de aplicação dos produtos);
•    Identificação do fabricante;
•    Identificação do produto (marca);
•    Requisitos normativos e legais verificados (descrição completa do procedimento normativo e/ou legal aplicável);
•    Data de concessão da certificação; e
•    Prazo de validade.

Certificados do nosso produto:

2020-04-15
Receba um Projeto de Sinalização realizado no Everlux Project
O ano de 2020 é muito especial para a Everlux, pois a empresa comemora os seus 15 anos de existência! Na comemoração do 15º aniversário, queremos demonstrar o nosso agradecimento a todos os projetistas e prescritores que, conosco e ao longo destes 15 anos, dão preferência aos produtos e soluções Everlux: Ofereceremos a execução de 15 projetos de sinalização realizados com o software Everlux Project!
2020-04-15
Receba um Projeto de Sinalização realizado no Everlux Project
O ano de 2020 é muito especial para a Everlux, pois a empresa comemora os seus 15 anos de existência!

Na comemoração do 15º aniversário, queremos demonstrar o nosso agradecimento a todos os projetistas e prescritores que, conosco e ao longo destes 15 anos, dão preferência aos produtos e soluções Everlux:
Ofereceremos a execução de 15 projetos de sinalização realizados com o software Everlux Project!

Um dos produtos/serviços de maior sucesso nestes 15 anos foi o lançamento do Everlux Project. Um software de apoio ao projeto desenvolvido pela Everlux – uma ferramenta para Autocad e outros formatos – que permite a execução de um projeto de sinalização de
segurança. Facilita a inserção da sinalização necessária nos desenhos, proporciona um guia para a correta escolha dos sinais e assegura uma quantificação rigorosa e instantânea através de um simples clique. Uma ferramenta que os projetistas valorizam, utilizam muito e que pode ser visualizada a sua funcionalidade através do vídeo de demonstrativo aqui.

Em comemoração dos 15 anos da Everlux, nós sortearemos a execução de 15 projetos de sinalização entre todos os que nos sejam enviados. Para se candidatar a esta promoção, não há a necessidade prévia do
Everlux Project. Basta apenas que faça a sua inscrição pelo e-mail 15Anos@everlux.com.br nos indicando os dados da sua empresa, e identificando a obra que se candidata, ou nos enviando os desenhos desse projeto que pretenda que realizemos.

Lembramos que os projetos deverão ser enviados preferencialmente em Autocad (mas poderão ser em outro formato) e devem conter a arquitetura e a localização das saídas e rotas de fuga, bem como a localização dos equipamentos de combate a incêndio e alarmes (extintores, hidrantes, botoeiras de alarme, central de alarme, identificação de portas corta-fogo, barras antipânico, etc).

No final, ofertaremos o projeto de sinalização de segurança em Autocad (e em PDF), memorial descritivo, enquadramento legal e mapa de medições. Uma oferta que com certeza valorizará o seu trabalho de projetista ou prescritor.

O anúncio dos projetos sorteados será feito por e-mail para todos os candidatos, sendo que, os projetos sorteados dentre todos os recebidos até dia 15 de cada mês será imediatamente anunciado no dia útil seguinte. Os projetos que
não forem sorteados entrarão para os sorteios dos meses subsequentes. Os projetos serão executados em até 30 dias corridos da data do sorteio.

Envie-nos o seu
projeto o quanto antes, habilite-se para receber um projeto de sinalização de segurança realizado com o Everlux Project e permita que assim, expressemos o agradecimento da Everlux pela sua preferência.


Maiores informações sobre a ferramenta:

Everlux Project – software de apoio ao projeto
O Everlux
Project é uma ferramenta gratuita destinada a arquitetos, engenheiros e técnicos com responsabilidades na elaboração de projetos de sinalização de segurança fotoluminescente. Está em completo acordo com a norma brasileira da ABNT NBR 13434 e Leis estaduais, incluindo já as alterações previstas na revisão da norma ABNT NBR 13434.

Para que serve?
O Everlux Project é um software de apoio à execução, mapeamento e quantificação de
sinalização de segurança. Está disponível em duas versões: (1) uma que funciona na plataforma do AutoCad, de forma semelhante a uma biblioteca, e (2) uma outra que funciona sobre desenhos em formato de imagem.

Como funciona?
O software tem por base uma
biblioteca com os modelos de sinalização do catálogo Everlux. A escolha dos sinais é direcionada, tornando a utilização do software fácil e intuitiva, conduzindo à correta seleção dos sistemas de sinalização adequados à edificação. Após a seleção dos sinais, permite a apresentação automática em planilha de MS Excel, com a distribuição dos sinais por pavimento, facilitando a quantificação e precificação.

Quais as suas vantagens?
Além da diferenciação e valorização do
próprio projeto, tornando-o mais completo, facilita a execução do projeto tornando simples e intuitiva a seleção, mapeamento e quantificação dos sistemas de sinalização.

A instalação dos sinais fica muito facilitada e se reduz de maneira muito significativa a possibilidade de erros e escolhas arbitrárias
causadas pelas equipes de instalação – o que o projetista dimensiona é o que será instalado!

O resultado final é uma efetiva responsabilização de todas as partes envolvidas, desde o projetista até às equipes de instalação e fiscalização, com o subsequente aumento de garantias de segurança para os usuários.

Exemplo de projeto de sinalização elaborado no Everlux Project:








2020-04-06
Cálculo da distância de observação para sinalização de emergência
Sempre que há a necessidade de sinalizar um ambiente, além de definir a sinalização que será utilizada, qual será a sua localização, o tipo de material e o tipo de fixação, deverá ser definido a dimensão adequada do sinal.
2020-04-06
Cálculo da distância de observação para sinalização de emergência
Sempre que há a necessidade de sinalizar um ambiente, além de definir a sinalização que será utilizada, qual será a sua localização, o tipo de material e o tipo de fixação, deverá ser definido a dimensão adequada do sinal.

Este parâmetro não é aleatório, ou seja, não deve ser decidido por uma questão estética, mas sim de uma forma ponderada e definido através de argumentos técnicos.

A NBR 13434 parte 2 da ABNT define uma fórmula na qual a distância de observação depende diretamente da dimensão do sinal.


A norma apresenta a seguinte fórmula:

Sinalização com símbolos (básica)

A - representa a área do sinal, em metros quadrados;
L – representa a distância do observador ao sinal, em metros.


Fórmula válida para distâncias superiores a 4m e inferiores a 50m, conforme Tabela 1 da norma.


Sinalização com letras (complementar)

h – representa a altura da letra, em metros;
L - representa a distância do observador ao sinal, em metros.

Estes mesmos princípios foram adotados pela IT-20/2019 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, assim como as instruções técnicas, notas técnicas e normas de procedimentos técnicos de sinalização de segurança da maioria dos Estados Brasileiros.

Para um sinal retangular, com
pictograma e legenda, segundo os documentos referidos, apenas a área referente ao pictograma é contabilizada no cálculo da distância de observação:

 

A mesma metodologia é válida para um sinal retangular, mas que é composto pelo pictograma principal e por uma seta (sinal ou pictograma complementar). Apenas a área do pictograma principal (neste caso o extintor) deve ser considerada para cálculo da distância de observação:



No momento da escolha da dimensão do sinal, faz-se necessário saber qual a distância máxima que o sinal seja visível e compreendido.

Na imagem seguinte, pode-se
observar um sinal de rota de fuga na medida 800x600mm juntamente com um sinal na medida 300x150mm.



Se por acaso não for exequível aplicar o sinal na medida adequada, pode-se utilizar medidas inferiores tendo o cuidado de aplicar um maior número de placas espaçadas entre si de modo a poder cumprir com as distâncias de observação.

next page