2020-01-17
A Importância da Sinalização de Segurança Fotoluminescente
A sinalização de segurança fotoluminescente é vista por muitos profissionais da área da segurança contra incêndio como o principal elemento garantidor do salvamento de vidas em caso de incêndio nas edificações. Mas antes de entendermos sobre a importância da sinalização de segurança fotoluminescente, é preciso entender o conceito da fotoluminescência e sua aplicabilidade dentro do contexto da sinalização de emergência.
2020-01-17
A Importância da Sinalização de Segurança Fotoluminescente

A sinalização de segurança fotoluminescente é vista por muitos profissionais da área da segurança contra incêndio como o principal elemento garantidor do salvamento de vidas em caso de incêndio nas edificações.

Mas antes de entendermos sobre a importância da sinalização de segurança fotoluminescente, é preciso entender o conceito da fotoluminescência e sua aplicabilidade dentro do contexto da sinalização de emergência.


O que é Fotoluminescência?

Fotoluminescência é a característica que determinados elementos possuem para emissão de radiação luminosa através de fótons, após submetidos a uma fonte de excitação luminosa externa.Os elementos fotoluminescentes contam com a capacidade de absorção de fótons oriundos de iluminação natural ou artificial e a sua liberação em formato de brilho em ambientes com ausência da luz.

Em resumo, ser fotoluminescente é ter a capacidade de absorver energia luminosa e brilhar no escuro.

Os primórdios da fotoluminescência datam do início do século XVII, quando Vincenzo Casciarolo descobre o "fósforo de Bolonha” em que as propriedades fotoluminescentes dos materiais começam a ser desenvolvidas.

Com a evolução de pesquisas relacionadas ao tema já no final do século XVII, Hennig Brand isola, pela primeira vez, o elemento químico "fósforo” - responsável pelo brilho dos materiais - possibilitando o contínuo incremento de estudos da luminescência e suas respectivas aplicações, como no caso da sinalização de segurança.


Fotoluminescência no contexto da Sinalização de Emergência no Brasil

A utilização da tecnologia fotoluminescente na sinalização de emergência deu início no Brasil no ano de 2004 através da norma brasileira ABNT NBR 13434 – Sinalização de segurança contra incêndio e pânico, através da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A norma tem como objetivo principal fornecer regras e diretrizes para que sejam satisfeitas a concepção e organização do comportamento humano frente às situações de emergência, além de ajustar as condutas e padrões de qualidade/reprodutibilidade da sinalização.

A norma de sinalização de segurança fotoluminescente da ABNT NBR-13434 é dividida em três partes:

  • Parte 1: Princípios de projeto;
  • Parte 2: Símbolos e suas formas, dimensões e cores;
  • Parte 3: Requisitos e métodos de ensaio.


NBR-13434 - Parte 1: Princípios de projeto

A parte 1 da norma tem como objetivo fixar os requisitos exigíveis para que sejam satisfeitas as instalações dos sistemas de sinalização contra incêndio e pânico nas edificações.

Nesta parte, a classificação de sinalização básica e complementar são definidas, onde a sinalização básica compreende o conjunto mínimo de sinalização que a edificação necessita – categorizadas por sua função >> proibição, alerta, orientação e salvamento e identificação dos equipamentos de combate a incêndio e alarme – e, a sinalização complementar, composta por mensagens escritas ou faixas de cor em que são empregadas em situações específicas em acordo com os riscos existentes.

Adicionalmente, determina o efeito fotoluminescente para a indicação das rotas de saída e localização dos equipamentos de combate a incêndio e alarme, além de recomendar o uso das plantas de emergência como composto do sistema de sinalização.

Por fim, inicia as considerações sobre as regras para inspeção e conservação dos sinais.


NBR-13434 - Parte 2: Símbolos e suas formas, dimensões e cores

Nesta seção, os elementos que compõem a sinalização de emergência são padronizados através de símbolos, formas geométricas, cores e dimensionamento.

Ela destaca-se pelos anexos contendo exemplos de utilização da sinalização de segurança nas mais variadas aplicações, bem como os cálculos para definir o tamanho da sinalização em relação à distância de observação, dividindo o uso de pictogramas em relação às mensagens escritas para auxiliar na maximização dos benefícios que cada utilização requer.


NBR-13434 - Parte 3: Requisitos e métodos de ensaio

Nesta parte, a norma define os requisitos mínimos de desempenho e métodos de ensaio acerca de todas as resistências necessárias que garantem a legitimidade e integridade das sinalizações de emergência: propagação de chamas, agentes químicos e lavagem, água, sabão, detergentes, óleos comestíveis e gorduras, névoa salina, intemperismo e fotoluminescência. Para este último, no item 4.5, enfatiza a diferença de testes e tempo de atenuação de eficiência do elemento fotoluminescente no contexto da sinalização básica em relação à sinalização complementar de indicação continuada próxima do solo.

Em complemento à parte 1, estabelece critérios para verificação da conformidade dos elementos, além de apresentar as características de marcação, rotulagem e embalagem das placas, bem como as ações de inspeção e manutenção a que os materiais devem ser submetidos (itens 6 e 7).

Desde sua edição, ela é utilizada como referência para a formação das demais legislações vigentes promulgadas pelos Corpos de Bombeiros das unidades federativas do Brasil e Distrito Federal. Neste contexto, pode-se destacar como exemplo o Corpo de Bombeiros dos estados de São Paulo e de Minas Gerais com a publicação das Instruções Técnicas de Número 20 e 15, respectivamente.

No que tange ao enquadramento normativo legal brasileiro, ainda existem outras corporações de bombeiros militares que transformam a norma ABNT NBR em lei através de um Decreto Estadual sancionados pelos governadores em seus estados; com força de lei, as medidas cabíveis do ponto de vista civil e criminal possuem o mesmo teor e valia das Instruções Técnicas como exemplo, no estado de Alagoas, através do Decreto Estadual 4173, o governador do estado decreta que "...independente das área total construída será exigido o sistema de sinalização conforme normas ABNT...”


A import
ância da Sinalização de Segurança Fotoluminescente

A sinalização fotoluminescente possui um papel central na área da prevenção contra incêndio e pânico, sendo vista por muitos profissionais do setor como elemento de principal importância no salvamento de vidas.

Isto porque a sinalização fotoluminescente, dentro dos padrões normativos, permite aos usuários a visualização das rotas de saída tanto na presença quanto na ausência de luz em uma edificação, pois brilhará no escuro. Assim, grande parte dos usuários da edificação com princípio de incêndio conseguirão abandonar o local em segurança.

Além disso, a sinalização fotoluminescente auxilia as equipes de resgate e corpos de bombeiros no momento da identificação dos equipamentos de combate à incêndio para controlar o incêndio.


Conclusão

Através deste artigo é possível concluir que a tecnologia fotoluminescente, quando aplicada à sinalização de segurança, é de suma importância para cumprir o seu papel principal: preservação de vidas no momento de abandono ou resgate na edificação através da visualização das rotas de saída e na identificação dos equipamentos de combate à incêndio e alarme.

Existe uma série de critérios estabelecidos em normas de segurança para que a sinalização realmente cumpra com o seu papel de salvar vidas e através da escolha do fabricante de sinalização de segurança fotoluminescente que se preocupe com o atendimento de todos os padrões normativos, garantirá o nível de segurança condizente ao real valor da vida humana.

Sobre a Everlux:

A Everlux é uma indústria Brasileira, do grupo multinacional Português com atuações em mais de 80 países e conta com "Know How” adquirido através de sua experiência de 30 anos no desenvolvimento de soluções e novas tecnologias para sistemas de sinalização de segurança fotoluminescente.

Há 14 anos no Brasil, a filial encontra-se localizada no Estado de São Paulo, onde opera a produção da sinalização com padrão de qualidade superior e diferenciada do mercado para o fornecimento em todo o território nacional e em conformidade às legislações brasileiras, tais como a norma de Sinalização de Segurança da ABNT (NBR-13434) e Decretos Estaduais referente aos Corpos de Bombeiros (IT`s, NPT`s, NT`s e IN`s).

Além disso, a sinalização encontra-se em conformidade com normas internacionais de referência ISO e DIN aplicáveis com garantia de 05 anos.


2019-11-13
Na Everlux a Black Friday já começou - Confira!
Agora você pode aproveitar esta oportunidade para adquirir a Sinalização Everlux com um preço jamais visto. É isso mesmo! Preços super competitivos em sinalização
2019-11-13
Na Everlux a Black Friday já começou - Confira!
Agora você pode aproveitar esta oportunidade para adquirir a Sinalização Everlux com um preço jamais visto. É isso mesmo! Preços super competitivos em sinalização de:
  • Rota de fuga
  • Identificação de equipamentos e alarmes
  • Proibição
  • Alerta
Você pode enviar a relação da sinalização de interesse para aquisição e a Everlux irá elaborar o orçamento com a aplicação dos descontos da Black Friday.





Através do departamento de engenharia de aplicação é feito o mapeamento de todas as áreas de sua empresa elencando toda a sinalização necessária para adequação do empreendimento, com dimensionamento, localização e tipo de instalação.

Esta consultoria pode ser realizada com base nos projetos do local. Como a Everlux preza por um trabalho de excelência, a oferta do projeto está limitada para as primeiras 30 empresas que entrar em contato. Por isso, consulte já a disponibilidade!



2018-09-27
Convite: Everlux na FISP 2018
A Everlux irá estar presente na FISP de 3 a 5 de Outubro em São Paulo. Em nosso estande encontrará diferentes soluções de sinalização de segurança fotoluminescente
2018-09-27
Convite: Everlux na FISP 2018
A Everlux irá estar presente na FISP de 3 a 5 de Outubro em São Paulo.

Em nosso estande encontrará diferentes soluções de sinalização de segurança fotoluminescente, desde sinalização de rota de fuga, sinalização dos equipamentos de combate a incêndio e ainda muitas novidades que destacamos:

  • Everlux-project – um software de ajuda ao projeto de segurança;
  • Excellence by Everlux – sinalização de alto padrão e design moderno e inovador;
  • Plantas de Emergência Everlux – uma obrigatoriedade da futura norma;
  • Everlux-LLL – sinalização ao nível do solo;

Sinalização Marítima - uma área especifica, na qual a Everlux é líder de mercado.

Agende em seu calendário: Dias 3, 4 e 5 de Outubro - XXII FISP – Feira Internacional de Segurança e Proteção, evento referência em Segurança e Proteção, que irá acontecer no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center - Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – Água Funda, São Paulo, das 13 às 21h.

Esparamos por você na rua 400 estande 457!




Se ainda não fez seu credenciamento, acesse: www.fispvirtual.com.br
2017-11-08
Guia de Instalação da Sinalização Everlux
Este guia tem como objetivo dar uma orientação para uma correta aplicação da sinalização, garantindo a qualidade e diminuindo o tempo de instalação, evitando retrabalho. Nele são encontradas instruções com fotos ilustrativas para todos os produtos que compõem o sistema de sinalização da Everlux bem como as ferramentas necessárias.
2017-11-08
Guia de Instalação da Sinalização Everlux

Este guia tem como objetivo dar uma orientação para uma correta aplicação da sinalização, garantindo a qualidade e diminuindo o tempo de instalação, evitando retrabalho. Nele são encontradas instruções com fotos ilustrativas para todos os produtos que compõem o sistema de sinalização da Everlux bem como as ferramentas necessárias.

Com base na experiência acumulada ao longo dos mais de 25 anos de fabricação de sinalização de segurança fotoluminescente, alguns alertas são também antecipados para prevenir e eliminar imprevistos que tendem a acontecer durante as primeiras instalações.

A qualidade de um sistema de sinalização de segurança completo é composta pelo produto propriamente dito mas também pela eficácia da sua instalação, em adequação às normas e leis vigentes, motivo pelo qual este guia foi complementado e atualizado.

Para baixar o guia de instalação da sinalização Everlux, clicar aqui.



2017-06-01
Lâminas fotoluminescentes: Muito mais que simples demarcação
A sinalização ao nível do solo é muito mais do que organização do ambiente (demarcação de mesas, armários, máquinas e demais obstáculos). A sua principal função é prevenir o usuário da completa obstrução de informações sobre a rota de fuga e/ou equipamentos de combate a incêndio, causada pela presença de fumaça. Além de elevar o risco de morte por asfixia e intoxicação, a fumaça tende a ocultar a sinalização de nível superior (1,8m do piso acabado). A sinalização ao nível do solo, por ser instalada diretamente no pavimento, garante que mesmo na presença de fumaça as rotas de saída permanecerão visíveis.
2017-06-01
Lâminas fotoluminescentes: Muito mais que simples demarcação

A sinalização ao nível do solo é muito mais do que organização do ambiente (demarcação de mesas, armários, máquinas e demais obstáculos). A sua principal função é prevenir o usuário da completa obstrução de informações sobre a rota de fuga e/ou equipamentos de combate a incêndio, causada pela presença de fumaça. Além de elevar o risco de morte por asfixia e intoxicação, a fumaça tende a ocultar a sinalização de nível superior (1,8m do piso acabado). A sinalização ao nível do solo, por ser instalada diretamente no pavimento, garante que mesmo na presença de fumaça as rotas de saída permanecerão visíveis.

Mas serem fotoluminescentes não chega!
Por serem instalados no solo, os sinais devem garantir resistência ao desgaste e características antiderrapantes.

Garantias das lâminas para instalação direta no pavimento

A credibilidade dos produtos está fundamentalmente associada às referências normativas utilizadas na sua fabricação e desenvolvimento. Por isso, além do desempenho fotoluminescente que a norma NBR13434 recomenda, os produtos para instalação direta no solo devem adicionalmente garantir resistência ao desgaste (porque pessoas vão caminhar por cima) e serem antiderrapantes (para evitar que as pessoas escorreguem).

Resistência ao deslizamento (escorregamento)

Basicamente as rotas de saída representam obstáculos e por vezes desníveis que se mostram verdadeiras ameaças aos usuários de uma edificação. Os sinais de nível superior até podem alertar mas, em situações de pânico, não previnem deslizes e quedas uma vez que o incidente está associado a uma série de variáveis tais como condições de umidade do solo e níveis de atenção e visibilidade.

Coeficiente estático de fricção (atrito)
A Everlux realizou vários testes para garantir que as suas lâminas de policarbonato possuem um atrito superior ao recomendado por várias normas internacionais:

  •   De acordo com a norma internacional ISO 10545-17, as lâminas de policarbonato da Everlux possuem um coeficiente de atrito de 0,59 que é considerado um atrito satisfatório para locais onde se requer resistência ao escorregamento.

  •  De acordo com a norma americana ASTM C 1028, que mede o coeficiente de atrito estático, as lâminas de policarbonato da Everlux possuem um coeficiente de atrito de 0,76 em ambiente seco e 0,71 em ambiente molhado o que as caracteriza como um produto antideslizante para ambos os ambientes. A Occupational Safety and Health Administration (OSHA) prescreve como coeficientes de atrito mínimo 0,5 para ambiente secos e 0,6 para ambiente molhados. A United States Access Board recomenda um atrito mínimo de 0,6 para ambientes secos e molhados, na sequência da promulgação da lei dos Americanos com Deficiência (ADA).

  •  De acordo com a norma alemã DIN 51130: 2004 as lâminas de policarbonato da Everlux possuem uma classificação (R10) que significa um produto seguro para aplicação nos pavimentos de cozinhas comerciais, hotéis, salas de exposição e vendas, estabelecimentos comerciais, banheiros, lavabos, vestiários, lavanderias, armazéns, estacionamentos, escolas, serviços de saúde (laboratórios, consultórios, farmácias, salas de espera) e locais similares.

Resistência à abrasão (desgaste)

Os revestimentos de pavimentos de forma geral são expostos a desgaste devido a partículas de poeira e sujeiras trazidas nas solas dos sapatos de seus usuários, dependendo por isso a longevidade dos produtos à sua resistência a tal desgaste.

Classe de resistência ao desgaste

De acordo com a norma internacional ISO 10545-7: 2000, as lâminas de policarbonato da Everlux possuem uma classificação de PEI IV (Porcelain Enamel Institute – classe 4). Essa classificação representa que as lâminas são seguras para locais sujeitos a movimentação regular de máquinas e pedestres com algumas poeiras abrasivas, tais como entradas em geral, cozinhas, espaços comerciais, hotéis, salas de exposição e vendas e similares.

Lâminas Everlux

As lâminas autoadesivas fotoluminescentes da Everlux são consideradas produtos antiderrapantes e seguros tanto para pavimentos de ambientes secos como molhados e apresentam uma alta resistência ao desgaste provocado pelo tráfego de pessoas e movimentação de objetos.
As características técnicas, certificados e ensaios referidos estão disponíveis para comprovar o total atendimentos das lâminas de policarbonato da Everlux face ao seu desempenho fotoluminescente (norma e legislação brasileira) mas também, e adicionalmente, face às suas características de antideslizamento e desgaste (normas internacionais).
Certifique-se sempre de que o material que pretende adquirir cumpre os requisitos mínimos de segurança, evitando o agravamento de acidentes e guiar de forma segura o usuário até à saída final.

Conte com a Everlux para esclarecimento de quaisquer dúvidas.

2016-11-30
Existe tamanho padrão para o sinal de extintor?
Qual o tamanho normal para um sinal de extintor?

Não existe tamanho padrão para os sinais de equipamentos de combate a incêndio e rotas de saída!
Sempre que pretendermos sinalizar um extintor, a pergunta que devemos fazer é:
- "Qual a distância máxima a que devemos visualizar o sinal?”
Após termos resposta a esta pergunta, então escolhemos o tamanho adequado para o sinal.

A norma brasileira ABNT NBR 13434-2, indica a fórmula para cálculo da medida dos sinais em função da distância a que devem ser observados* e tem também incluída uma tabela com alguns cálculos. Por exemplo um sinal quadrado com uma largura de 134mm (134x134mm) permite uma distância de observação até os 6m**.
Devemos notar que essa tabela da norma é apenas para ter como exemplo de cálculo e não como uma obrigação. Simplificando, não são necessariamente essas as medidas que devem ser utilizadas dado que normalmente as medidas comerciais são diferentes porque são dimensionadas para reduzir desperdícios, barateando dessa maneira o custo dos sinais.
Ademais, o objetivo de qualquer norma é garantir um nível mínimo de qualidade, o que quer dizer que acima desse mínimo pode ser utilizado qualquer valor. No caso das medidas comercializadas pela Everlux, para garantir uma distância de observação de 6 metros a um sinal quadrado de extintor, a medida mínima deve ser de 150x150mm (ver página 15 do catálogo Everlux), podendo também ser utilizada qualquer outra medida superior.

Por isso, sempre que lhe falarem de medidas de sinais padrão ou mínimas sem levar em consideração a distância de observação, desconfie!

Envie-nos as suas dúvidas ou sugestões para o email comercial@everlux.com.br ou contate-nos através do telefone (11) 4035 6262.
Não se esqueça, ao adquirir sinais exija sempre uma cópia da certificação e não se deixe enganar pelos laudos!

_______

*
  - Área do sinal (A, em metros quadrados), deve ser maior que a sua distância de observação (L, em metros) elevada ao quadrado e dividida por 2000 (ver página 2 da norma brasileira ABNT NBR 13434-2: 2004).

** ver página 3 da norma brasileira ABNT NBR 13434-2: 2004.

next page