2020-06-29
Soluções para a sinalização de rotas de fuga para corredores
Como sinalizar corretamente um corredor de uma saída de emergência? A sinalização de rotas de fuga quando instalada de forma paralela à parede é uma solução não recomendada para uso ao longo dos corredores das saídas de emergência.
2020-06-29
Soluções para a sinalização de rotas de fuga para corredores

Como sinalizar corretamente um corredor de uma saída de emergência?

A sinalização de rotas de fuga quando instalada de forma paralela à parede é uma solução não recomendada para uso ao longo dos corredores das saídas de emergência.

Isto porque a sinalização não é apresentada aos usuários de um ângulo frontal e favorável, que facilite a sua visualização e rápida ação no momento de abandono em caso de incêndio.

Assim sendo, as melhores formas de cumprir a rápida visualização por parte dos usuários será aplicar a sinalização de forma perpendicular às paredes ou suspensa no teto. Em ambos os casos os sinais serão de dupla face.

Quais os sinais que ficam nas respectivas faces?

Tendo em vista que estamos sinalizando um corredor de uma saída de emergência, isso implica, habitualmente, em um sentido único de percurso. Ou seja, em um dos sentidos é a "Saída”, mas no outro será "Não é saída”. Deste modo, desenvolveu-se o sinal B 00 24 associado ao sinal B 33 50.



figura A

Como identificar o sinal de modo a efetuar a sua correta montagem?
Existem duas hipóteses:
1- Com sinais do tipo 2 

Este acessório, por regra, é sempre aplicado do lado esquerdo do sinal desejado. Visto que temos dois pictogramas diferentes em cada face do sinal, o modo para identificar o sinal é diferente, dependendo do lado da parede em que será instalado. A aplicação tipo 2 se constitui pela instalação de um sinal de duas faces, instalado perpendicularmente à parede e que possui um perfil metálico em alúmino anodizado como acessório de fixação.

- Na parede do lado esquerdo (figura A).

Neste caso o sinal referido será o B 00 24 – tipo 2.

Verifica-se que o acessório está aplicado do lado esquerdo do sinal que foi solicitado.








- Na parede do lado direito (figura B).

Observa-se, através da figura, que o acessório se encontra do lado direito do sinal. 

Assim sendo, e desejando aplicar o sinal nesta parede, não podemos identificá-lo como B 00 24 tipo 2.

Identificará sim o sinal que está na outra face, que será o "Não é saída”.

Neste caso o sinal solicitado será o modelo B 33 50 – tipo 2.











2- Com sinais do tipo 3 
(aplicação suspensa ao teto)

Neste caso a instalação é feita de forma suspensa no teto, através de acessórios como cabo de aço, correntes, entre outros). 
Assim, para efetuar o pedido, basta solicitar o sinal B 00 24 tipo 3, o que corresponde a um sinal de duas faces, colado um atrás do outro, onde a face oposta à do sentido de abandono tem o pictograma do sinal B 33 50 ("Não é Saída”). Estes sinais são fornecidos já com os furos necessários para instalação.



2020-06-16
2ªEdição - Sinalização de Segurança “Risco Covid-19”
A linha de Sinalização de Segurança "Risco Covid-19” foi especialmente desenvolvida para gerenciar o comportamento na prevenção e redução de exposição ao risco do novo Coronavírus, comunicando os requisitos necessários para o eficaz distanciamento social, controle de infecções através dos protocolos de higiene e o uso de EPI's.
2020-06-16
2ªEdição - Sinalização de Segurança “Risco Covid-19”

A linha de Sinalização de Segurança "Risco Covid-19” foi especialmente desenvolvida para gerenciar o comportamento na prevenção e redução de exposição ao risco do novo Coronavírus, comunicando os requisitos necessários para o eficaz distanciamento social, controle de infecções através dos protocolos de higiene e o uso de EPI's.

Devido à grande procura pelos nossos clientes por modelos de sinais complementares à sua aplicação, a Everlux segue em constante melhoria, ampliando o portfólio desta família de sinalização para melhor atendimento das necessidades e particularidades de cada segmento.

Clicando na imagem à direita, você acessará a atualização do novo catálogo de Sinalização de Segurança "Risco Covid-19” onde destacamos as seguintes novidades:
• Procedimentos de segurança para uso de elevador;

• Procedimentos do uso da máscara de proteção;

• Orientação para o descarte de máscaras e luvas;

• Sinais de obrigação: Obrigatório o uso de máscara e desinfetar as mãos;

• Medição obrigatória da temperatura corporal;

• Sinais de proibição para uso de provadores;

• Lugar indisponível para assentos e

• Discos autoadesivos para obrigações e proibições diversas.

Continuamos 100% operacionais e disponíveis para eventuais esclarecimentos.
2020-06-03
Semana Mundial do Meio Ambiente: Everlux, Uma Empresa Sustentável

A Everlux enquanto marca de sinalização fotoluminescente possui produtos que, em sua essência, brilham no escuro sem a necessidade de fonte de energia. Este elemento por si só se configura altamente diferenciador em termos de sustentabilidade porque não gera gastos de energia elétrica.

Além disso, a Everlux possui preocupação especial em todo o seu processo de fabricação procurando as matérias-primas e os processos com menor impacto no ambiente, de modo a contribuir com a sustentabilidade e com o meio ambiente.

Para sua concepção, os produtos são constituídos por uma base de PVC somado ao revestimento fotoluminescente composto por mistura de resinas, tintas e pigmentos fotoluminescentes e, para testar a toxicidade do produto final, a Everlux recorre a laboratórios reconhecidos através de ensaios segundo a norma EN 71-3 em que é simulado o contato do produto com a boca e o tato.

As matérias primas utilizadas para a fabricação da sinalização Everlux são cuidadosamente selecionadas e testadas para que os sinais fornecidos sejam de extrema qualidade e que possuam alta durabilidade.

Do ponto de vista de um produto durável, qual a vantagem para a sustentabilidade?


Aumento do ciclo de vida

Os materiais que constituem a sinalização Everlux possuem ciclo de vida longo, isto quer dizer que com uma instalação e manutenção adequadas, os materiais desempenham sua função por elevado período de tempo, motivo pelo qual a Everlux oferece a garantia de 5 anos.

Isto faz com que os clientes não tenham a necessidade de efetuar compras de nova sinalização em menores períodos (de forma anual ou bienal, por exemplo), evitando o desperdício de materiais.

A forma correta de instalar os sinais também se configura como parte integrante do aumento do ciclo de vida do produto. No "Guia de instalação Everlux” estão disponíveis as fichas técnicas dos materiais com as orientações gerais de instalação dos sinais. Encontre em nossa página da internet, na área de downloads.

Descarte

Se por algum motivo o sinal já não está em condições de uso e é necessário o seu descarte, basta colocá-lo na lixeira da separação de resíduos junto com os produtos plásticos.

Como a Everlux faz a separação dos seus resíduos industriais?

A Everlux faz investimentos contínuos em tecnologia para obter um processo de produção limpo sem qualquer tipo de agressão ao meio ambiente.

Em nossa fábrica no Brasil não são utilizadas tintas à base de solventes, o que significa um ambiente de trabalho mais saudável e seguro para os colaboradores, sem liberação de compostos orgânicos prejudiciais para o ambiente.

Na tratativa dos resíduos, que são formados por aparas de PVC fotoluminescente e as sobras de tintas e vernizes, são recolhidos por empresa certificada para posterior tratamento e reutilização em outros segmentos de mercado, como por exemplo na utilização para a fabricação de tubulações. A reutilização destes resíduos e a sua transformação em novos materiais permite poupar recursos naturais.

As lamas industriais (mistura de água e tintas) são separadas, armazenadas em depósitos específicos, recolhidas e tratadas por empresas certificadas pela CETESB, que asseguram o seu correto encaminhamento e eliminação. Em cada recolhimento deste resíduo, o nível de poluentes é medido e comparado com padrões normais.

Tudo isso para que o processo de fabricação da sinalização ocorra de forma positiva para toda a sociedade e para o meio ambiente.

Everlux, empresa consciente e produto sustentável!

2020-05-20
A importância da iluminação local na estimulação do fotoluminescente
A sinalização tem como objetivo transmitir com eficácia a mensagem para a qual foi concebida. E sendo de segurança deverá ser fotoluminescente, garantindo, assim o total entendimento por parte do observador, mesmo em situações de ausência de luz.
2020-05-20
A importância da iluminação local na estimulação do fotoluminescente
A sinalização tem como objetivo transmitir com eficácia a mensagem para a qual foi concebida. E sendo de segurança deverá ser fotoluminescente, garantindo, assim o total entendimento por parte do observador, mesmo em situações de ausência de luz.


O princípio Fotoluminescente

A fotoluminescência é a emissão de luz (fótons) por parte de um material, após ter sido submetido a uma excitação luminosa.

A excitação dos sinais fotoluminescentes é um pré-requisito para a emissão da luminescência, ou seja, para que os sinais cumpram a sua missão.

Por outro lado, a intensidade luminosa emitida por um sinal, depende da quantidade de energia que ele conseguiu armazenar, ou seja, depende do tempo de exposição à luz ambiente e do tipo de luz utilizada na sua estimulação.


A importância da iluminação local na estimulação do fotoluminescente

O tipo de iluminação ambiente existente nos locais de instalação de sinalização e a "intensidade" da iluminação são aspectos que influenciam diretamente a performance da sinalização fotoluminescente instalada.

Existem dois tipos de Sinalização de Segurança Fotoluminescente, distintos e complementares, em função dos diferentes locais de fixação:

Everlux - Sinalização de Segurança Fotoluminescente de alta intensidade luminosa, para instalação ao nível superior (próximo do teto).

Everlux LLL - Sinalização de Segurança Fotoluminescente para instalação ao nível do solo (Low Location Lighting System).

Os produtos de Sinalização Fotoluminescente que devem ser instalados ao nível do solo, denominados Everlux LLL (Low Location Lighting), possuem a particularidade de conseguirem ser excitados com níveis muito baixos de iluminância (25 lux) e em um curto espaço de tempo.

Esta sinalização está adaptada às situações reais das aplicações em locais onde a iluminação e o tipo de lâmpadas não são suficientemente intensas para estimular os produtos tradicionais.

A tabela seguinte indica o nível de resposta dos sinais fotoluminescentes aos diferentes tipos de iluminação.

Legenda eficácia: Elevada , Média , Baixa 
Ensaios realizados com uma estimulação de 25 lux durante 15 minutos

As lâmpadas que melhor estimulam os sinais fotoluminescentes são as de tonalidade da luz fria, ou seja, as lâmpadas cuja coloração mais se aproxima com a luz produzida pelo sol.

Concluímos que os materiais fotoluminescentes devem ser selecionados em função do tipo de iluminação existente no local onde se pretende fazer a instalação se sinalização. Por exemplo, as lâmpadas de vapor de sódio, que são normalmente utilizadas em túneis, não são adequadas para a estimulação de sinais Everlux, mas são adequadas para o Everlux LLL. (instalados ao nível do solo).

Verifica-se que o melhor conhecimento do tipo de iluminação de cada local possibilita a escolha adequada do tipo de sinalização, garantindo-se sempre a total funcionalidade da Sinalização de Segurança Fotoluminescente, nas mais diversas situações.
2020-05-11
Sinalização de Segurança “Risco Covid-19”
A Everlux desenvolveu a sinalização dos procedimentos de segurança para os riscos da Covid-19, especificamente:
2020-05-11
Sinalização de Segurança “Risco Covid-19”
A Everlux desenvolveu a sinalização dos procedimentos de segurança para os riscos da Covid-19, especificamente:

 


  Procedimentos de segurança

  Procedimentos de higiene,
etiqueta respiratória e
proteção individual





  Sinalização específica de
emergência, perigo,
obrigação e proibição

  Sinalização de aplicação
no pavimento para delimitação
de espaços e distanciamentos



Para consultar todas as soluções de sinalização disponíveis clique AQUI.



next page