Como escolher os sinais?

#
Pictogramas


Sistema de fixação

Tamanho


#Pictogramas

Tal como qualquer linguagem, existem regras para que a mensagem emitida seja percebida. Os sinais de segurança são um meio de comunicação que combina cores, formas e pictogramas. A simbologia utilizada deve estar em conformidade com a norma nacional ABNT NBR 16820 e com as normas internacionais ISO 3864.


CoresFormas SignificadoCor do SímboloExemplo

Sinalização de equipamentos de alarme e combate a incêndios

Branco
ProibiçãoPreto
AlertaPreto
InformaçãoBranco
Obrigação Branco

Sinalização de orientação e salvamento

Branco

Após definição da cor e da forma do sinal basta escolher o pictograma representativo da mensagem a transmitir.

#Sistema de fixação

Quando se transmite uma mensagem é importante garantir que essa mensagem seja direcionada ao utilizador. Os vários tipos de fixação deverão ser escolhidos em função do ângulo de visualização e da posição esperada do utilizador.

Existem 4 tipos de fixação possíveis:


Tipo 1 (sinal de uma face)
Sinalização de uma face para aplicação paralela à parede. Visível apenas de frente.






Tipo 2 (sinalização de duas faces)
Sinalização de duas faces para aplicação perpendicular à parede. Sinalização visível dos dois lados mas não de frente.





Tipo 3 (sinalização de duas faces)
Sinalização de duas faces para aplicação suspensa no teto. Os sinais são fornecidos com dois furos na parte superior para aplicação de fios de suspensão. Sinalização apenas visível quando se está de frente para uma das faces do sinal.




Tipo P (sinalização panorâmica ou angular)

Sinalização de duas faces que formam com a parede, dois ângulos de 45º. Proporciona uma zona de visibilidade de 180º - é visível de frente e dos lados.

#Tamanho
 
A dimensão do sinal é definida pela distância máxima a que deve ser visualizado. Deve ter medidas adequadas às características da edificação onde será instalado.
As tabelas seguintes indicam as distâncias de observação em função das dimensões dos sinais, em conformidade com a norma brasileira ABNT NBR 16820. O sinal deve ter uma área mínima (A) - referente a cada placa - em função da distância (L) a que deve ser visualizado, com um mínimo de 4m e um máximo de 50m, conforme a formula:
 


A = área do pictograma (m²)
L = distância de observação (m)

Fórmula válida para distâncias (L) superiores a 4 metros e inferiores a 50 metros.




Adicionalmente, para o complemento da sinalização ao nível superior, os textos utilizados devem ter uma altura de letra que permita a sua leitura à distância máxima de visualização.
A tabela seguinte indica as distâncias de observação do sinal em função da altura das letras dos textos complementares. A letra do sinal deve ter uma altura mínima (h) em função da distância (L) a que deve ser visualizado, conforme a expressão:

h = altura das letras (m)
L = distância de observação (m)

Para conseguir uma sinalização de acordo com a norma é necessário adequar as dimensões dos sinais às características da edificação e ao local de instalação.




voltar